segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL




 Billy Elliot é filho caçula, com 11 anos, órfão de mãe. Elliot mora ao norte da Inglaterra com a avó (em estado senil), o pai e seu único irmão mais velho, ambos mineradores, que lutam por melhores condições de trabalho e salário atuando em  movimentos grevistas. É possível fazer um paralelo entre um dos princípios fundamentais da teoria de Adler que se refere ao interesse social e ao sentimento de comunidade com o comportamento do pai e do filho mais velho. Tanto um quanto o outro vivem impulsionados pela busca da superação do sentimento de inferioridade causado pelos baixos salários, péssimas condições de trabalho e pela precária qualidade de vida. Também a agressão pela luta da superioridade  funcionou como incentivo para a superação desses obstáculos.  Sob a ótica da teoria adleriana em relação à posição na ordem de nascimento, o irmão mais velho exerce poder sobre o mais novo e está subordinado ao pai. Por essas razões o modelo de homem imposto à Billy, que está entrando na adolescência, é o da agressividade e do uso da força física como forma de defesa de seus conflitos. Elliot é obrigado a aprender a lutar box e torna-se claro no decorrer do filme o desagrado que isso lhe causa. O menino tem uma personalidade diferente do pai e do irmão, pois carrega traços da mãe que nas suas lembranças foi uma mulher sensível e dócil. Na sua primeira ida à academia de box  Billy resiste em lutar e observa que simultaneamente ao box, na sala ao lado, havia aula de ballet. Ele se interessa pela dança e abandona a luta sem que seu pai saiba. A partir dessa escolha inicia-se o tema principal do filme que é a batalha pela quebra de paradigmas de uma comunidade machista e oprimida e de uma família na qual prevalece a ideia de que a força física é a grande arma para se enfrentar os conflitos da vida.
O problema que se segue surge da resistência do pai e do irmão em aceitarem a ideia de que Billy Elliot se tornasse um bailarino, pois numa comunidade em que a  força  era sinal de virilidade a escolha pelo ballet parecia encaminhar o filho mais jovem à homossexualidade. Porém, movido pelo reconhecimento de seu talento pela professora de ballet e pelo seu prazer em dançar, Billy internaliza algumas das premissas básicas da teoria de Adler: o de ser o individuo uma entidade criativa, autodeterminada,  unificada e coerente e também a subjetividade individual  demonstrada através da sua habilidade em lidar com as proibições impostas e por  não desistir de lutar pelo seu ideal em ser bailarino. Através do seu objetivo e estilo de vida como o centro de realização Elliot transgride  regras e consegue demonstrar o poder criativo do self não aceitando passivamente os modelos, criando dessa forma o seu próprio destino. Pode-se também aqui analisar a questão da posição na ordem de nascimento. Sendo o protagonista do filme o filho caçula da família observa-se a característica de um amadurecimento rápido e a marca de um grande realializador naquilo que almejava
Torna-se claro através do filme Billy Elliot alguns conceitos básicos da teoria adleriana sobre a natureza humana como a superação frente aos conflitos, o otimismo e o livre arbítrio. Diferente de Freud, de quem sofreu grande influência, Adler coloca o homem como condutor do seu destino fugindo assim do determinismo abordado pela psicanálise. O ser humano deixa de ser vítima da sua história pregressa e através da experiência tem o poder de transformar  as tendências herdadas em força criativa.  Dessa maneira, Billy Elliot constroi o seu próprio relacionamento com o mundo  ao enfrentar e superar as barreiras impostas a ele na busca do seu ideal em se tornar um famoso dançarino.

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